PRIMEIRO SEMESTRE

A Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos – SBDG é uma entidade sem fins lucrativos que fornece subsídios técnicos, científicos e vivenciais a pessoas que atuam junto a grupos em seus diversos segmentos, como empresas, organizações sociais, escolas e comunidades, entre outros. Foi fundada no ano de 1983, em Porto Alegre/RS, por um grupo de profissionais, baseada nos princípios da Dinâmica dos Grupos introduzidos no Brasil por Fela Moscovici, laureada do Prêmio Kurt Lewin, e fundamentados, principalmente, no Institute of Applied Behavioral Science (NTL)dos EUA. A SBDG é um centro de referência em Dinâmica dos Grupos na América Latina.

A FORMAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO DOS GRUPOS destina-se a Profissionais com Ensino Superior Completo de todas as formações acadêmicas e segmentos de trabalho, que desejam compreender os comportamentos grupais e se capacitar para atuar frente aos fenômenos que ocorrem nos mesmos.

OBJETIVOS DA FORMAÇÃO:

METODOLOGIA:

Laboratório de Aprendizagem – um processo contínuo de aprender fazendo, através da própria experiência do grupo, integrando as dimensões do pensar, sentir e agir.

CONTEÚDO DO PROGRAMA:

Origem e História da Dinâmica dos Grupos. Pensamento Sistêmico e Pensamento Complexo. Processo de Aprendizagem e Percepção.

Aprendizagem de Adultos – Andragogia.

Autores clássicos e contemporâneos – sua obra, contribuições para entender grupos. Comunicação, Diálogo, Comunicação Não Violenta.

Normas, coesão e moral.

Cultura, mudança e resistência à mudança. Desenvolvimento Interpessoal.

Desenvolvimento de Equipe.

O coordenador: contrato, técnica e ética.

Coordenadores:

FRANCIS VALDÍVIA DE MATOS

Consultora Organizacional, com larga experiência nas áreas de Desenvolvimento Organizacional, Desenvolvimento Interpessoal e de Equipes; Processos de Sucessão Familiar e Empresarial. Atualmente trabalha nas áreas de Família e Nova Geração. Didata e coordenadora de grupos da SBDG e filiada a entidade desde 1983. Fez a Formação com Fela Moscovici em Curitiba-PR. Primeira gestora do Núcleo São Paulo da SBDG. Psicóloga, com especialização – MBA em Administração de Recursos Humanos pela USP-SP e aperfeiçoamento em Administração de Recursos Humanos pela EAESP- Fundação Getúlio Vargas SP-SP. Fez programas de Aperfeiçoamento em metodologia de trabalho com grupos no NTL Institute for Applied Behavioral Science. USA. Docente convidada do Programa de Pós- Graduação em Dinâmica de Grupo e Desenvolvimento Empresarial e Humano da Universidade Católica de Santo Domingo (República Dominicana) desde 2003. Ex-Docente Universitária e Supervisora de Estágio nas áreas de Psicologia Organizacional, de 1978 a 1986. Participou da “Mesa Redonda Virtual” no livro Razão e Emoção – A Inteligência Emocional em Questão – Autora Fela Moscovici. Autora de diversos artigos nas áreas de Gestão por Competências, Administração de Recursos humanos e Desenvolvimento da Família Empresária.

SAARA M. S. HÄUBER

Mestre em Comunicação Social. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Didata e docente da SBDG. Formação em Coaching Ontológico Transformacional – Leading Group. Formação para Coaches Profissionais pela Pro-Fit – Coaching Executivo. É trainer licenciada pela Corporate Coach U Internacional para capacitar líderes-coach. Qualificada em Coaching Sistêmico de Equipes pela Academy Of Executive Coaching/Inglaterra em parceria com a SBDG, em Coaching de equipe – um nível acima por Áurea Castilhos Consultoria. Integrante de várias gestões da SBDG em cargos como Vice-Diretora de educação, Vice- presidente e Presidente. Consultora e profissional Coach, experiente em Processos de Comunicação e Desenvolvimento (Desenvolvimento de Líderes, Desenvolvimento de Grupos e Equipes, Desenvolvimento Interpessoal, Coaching de Equipes, Capacitação de Líderes-coach) em empresas públicas, privadas e familiares.

Calendário de datas: 

2017

2018

MÊS

DATA

MÊS

DATA

Junho

23 e 24

Fevereiro

02 e 03

Julho

14 e 15

Março

09 e 10

Agosto

11 e 12

Abril

13 e 14

Setembro

15 e 16

Maio

11 e 12

Outubro

20 e 21

Junho

08 e 09

Novembro

24 e 25

Julho

13 e 14

Dezembro

15 e 16

Agosto

10 e 11

   

Setembro

14 e 15

 

CARGA HORÁRIA:

O Programa de Formação em Desenvolvimento dos Grupos, terá carga horária total de 305 horas (trezentas e cinco horas), sendo 225 horas (duzentas e vinte e cinco horas) presenciais e 80 h (oitenta horas) destinadas a estudos, pesquisas, seminários relatos e supervisão do trabalho de conclusão.

Calendário de datas: Vivencial – 5 encontros de 15 horas cada. Módulo II

Teórico/Metodológico/Vivencial – 10 encontros de 15 horas cada.

DIAS E HORÁRIOS:

Sexta-feira – tarde e noite – das 13h às 20h30 Sábado manhã e tarde – das 8h às 17h30

Os horários de início e término, na sexta-feira e no sábado, serão negociados com os Coordenadores e grupo.

OS ENCONTROS ACONTECERÃO UMA VEZ POR MÊS.

PROCESSO DE SELEÇÃO:

O candidato deverá preencher a Ficha de Inscrição no site www.sbdg.org.br. A partir da inscrição a SBDG/Representante entrará em contato para agendar entrevista com os Coordenadores.

O grupo inicia com o número mínimo de 12 (doze) participantes e pode ter o número máximo de 22 (vinte e dois) participantes.

DOCUMENTAÇÃO:

  1. 01 (uma) cópia autenticada do Diploma de Graduação;

  1. 01 (uma) cópia simples da Carteira de Identidade e CPF;

  1. 01 (uma) cópia simples de um Comprovante de Residência.

Para ser preenchida a vaga, o candidato selecionado deverá fazer sua inscrição no site da SBDG, entregar a documentação solicitada e assinar o contrato entre Participante e Instituição.

INVESTIMENTO:

20 parcelas de R$ 590,00 (Quinhentos e noventa reais) – Região de São Paulo

Observação:

  1. O valor de cada uma das 20 (vinte) parcelas será de R$ 590,00 (quinhentos e noventa reais), sendo que a partir da 13ª parcela, até a última, haverá atualização monetária conforme variação do INPC acumulado nos últimos 12 (doze) meses.

  1. Grupos iniciados do dia 01 ao dia 15, a primeira parcela terá vencimento no mês de início do curso e as demais cobranças serão sempre no dia 10 de cada mês. Para Pessoa Jurídica o boleto terá vencimento até o dia 25. Grupos iniciados após o dia 15, o primeiro vencimento da mensalidade será no dia 10 do mês subsequente ao do início do curso e as demais cobranças serão sempre no dia 10 de cada mês. Para Pessoa Jurídica, o boleto terá vencimento até o dia 25 do mês subsequente, e os demais no dia 25 de cada mês.

Antecipação de Parcelas: para antecipação de parcelas consulte a área de Relacionamento da SBDG através do e-mail relacionamento@sbdg.org.br

Pagamento à vista: 10% de desconto

Convênios: A SBDG firmou convênio com diversas Empresas. Consulte a área de Relacionamento da SBDG através do e-mail relacionamento@sbdg.org.br

DESPESAS VARIÁVEIS (LOGÍSTICA)

Faz parte da metodologia o autogerenciamento do grupo em todos os aspectos que não os de caráter técnico, pois estes são de responsabilidade dos Coordenadores. Sendo assim, é de responsabilidade do grupo a locação de sala e equipamento(s) adequado(s), lanche para encontro, bem como transporte, hospedagem e alimentação dos Coordenadores. Este valor será rateado entre os participantes. Esta metodologia agrega crescimento e transformação profissional e pessoal aos seus participantes. 

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES DBS EVENTOS

Dayse Betânia da Silva – Representante SBDG em São Paulo/SP | Tel.: (11)98696-1818 | E-mail: saopaulo@sbdg.org.br

OCEANO TRANSFORMAÇÃO PESSOAL E ORGANIZAÇÃO

Gerusa Almeida – Representante SBDG em Campinas/SP | Tel.: (19)98415-9598 | E-mail: campinas@sbdg.org.br