3ª Turma Belo Horizonte – 2017/18 

Fundamentação Ontológica | Formação reconhecida e acredita pela ICF – International Coach Federation

Este programa de formação esta fundamentado em um dos processos de aprendizagem mais poderosos para a liderança e a gestão do Século XXI: O Coaching Executivo e Organizacional.

É reconhecido pela International Coach Federation como ACTP ( Accredited Coach Training Program). Os formandos neste programa estarão em condições de apresentar-se perante a ICF para receber a sua credencial internacional como Coach Acreditado.

PÚBLICO ALVO

Empresas, Organizações, Instituições educativas, executivos, líderes, gestores, consultores, psicólogos, educadores, estudantes, profissionais da área de humanas, profissionais de alta performance e outros profissionais interessados na aprendizagem do processo de coaching (seja porque quer certificar-se como Coach profissional ou porque deseja desenvolver as habilidades de coaching como uma competência executiva a mais).

EM QUE É UMA OPORTUNIDADE CERTIFICAR-SE EM UM PROGRAMA ACTP AVALIADO PELO ICF?

Nosso programa CEO reconhecido pela ICF é uma oportunidade para aqueles que desejam formar-se como Coach Executivo Organizacional porque:

ESCOPO DA INTERVENÇÃO

MODELO INTERDISCIPLINAR

O programa integra e articula marcos conceituais e vivenciais, originados na linguística, na filosofia, na psicologia, no pensamento sistêmico e na biologia, com técnicas e métodos provenientes do comportamento organizacional e da aprendizagem transformacional. Integra outros enfoques tais como: inteligência emocional, técnicas dramáticas e de ação, dinâmicas corporais.

METODOLOGIA DE ENSINO

OBJETIVOS GERAIS DO PROGRAMA C.E.O. :

ESTRUTURA DO PROGRAMA

Entrevista Inicial:

Tem como objetivo possibilitar o conhecimento dos interessados acerca do programa, aclarar expectativas e interesses e firmar os objetivos que espera alcançar ao término do programa.

(1 por participante)

Tarefas e Práticas:

Tarefa “0“ (Inicial):

Esta é uma tarefa escrita a ser realizada antes do Seminário I. Cada participante receberá a indicação da leitura de um texto e com base no mesmo realizar esta tarefa. A realização desta tarefa tem como objetivo iniciar a formação com uma primeira aproximação de si mesmo e definir metas pessoais e organizacionais a serem alcançadas durante a formação.

Tarefas de 01 a 05:

O programa requer que os participantes realizem 6 tarefas pessoais ao longo da Formação, as quais conterão: exercícios práticos, leituras obrigatórias e sugeridas, perguntas a serem respondidas, reflexões pessoais e outros temas. Todas as tarefas serão apresentadas ao Coach Supervisor e equipe de Coaches para que possam ser avaliadas e devolvidas com respostas personalizadas. Estas tarefas são experiências de aprendizagem individual com a finalidade de aprofundamento do processo pessoal de desenvolvimento de habilidades. Estas tarefas terão prazo de realização e serão entregues antes do primeiro seminário e nos intervalos entre os seminários. O cumprimento das mesmas é também pré-requisito para a certificação.

Sobre os Seminários:

Seminários Intensivos I e II:

Cada seminário terá a duração de 3 dias (24 horas), serão presenciais e desenvolvidos pessoalmente por Roberto “Bob” Hirsch, Coach Supervisor. São desenvolvidos na modalidade teórico-vivencial, junto ao desenvolvimento conceitual, serão desenvolvidas atividades práticas e exercícios tanto individuais como em grupo. Importante: No segundo seminário serão trabalhada as emoções, e no segundo dia deste seminário fazemos uma confraternização acolhendo as emoções vivenciadas.

Seminário Intensivo III:

Terá a duração de 3 dias (24 horas), será presencial e desenvolvido pessoalmente por Leonardo Wolk, juntamente com o Coach Supervisor e equipe de Coaches Sêniores. É desenvolvido na modalidade inicio do processo de mentoria, junto ao desenvolvimento conceitual, serão desenvolvidas atividades práticas e exercícios tanto individuais como em grupo, sob a luz das competências do ICF, com orientações dos Coaches facilitadores.

Seminário IV de Prática Supervisionada – com Coaches Supervisores:

Seminário presencial, com duração de 2 dias (16 horas), é desenvolvido por Roberto “Bob” Hirsch, Coach Supervisor e equipe de Coaches Sêniores. O objetivo deste seminário é tirar dúvidas sobre a teoria; supervisão individual de suas sessões de coaching triangulares e a continuidade da prática. Tem por objetivo a leitura, reflexão das sessões de coaching triangulares, realizadas entre os participantes da turma em formação, sob a luz das competências do ICF, com orientações dos Coaches facilitadores.

Seminário V de Prática Supervisionada:

O seminário terá a duração de dois dias (16 horas), é desenvolvido com a presença de Leonardo Wolk, juntamente com o Coach Supervisor e equipe de Coaches Sêniores. Tem por objetivo a leitura, reflexão das sessões de coaching triangulares, realizadas entre os participantes da turma em formação, sob a luz das competências do ICF.

Seminário VI avaliação – Encerramento – Certificação

Certificação e confraternização. Este último seminário tem a duração de dois dias (16 horas), e tem o propósito de avaliação da experiência pessoal durante a formação, bem como em seu papel como coach. Realização de sessões de coaching com a observação da equipe docente. Certificação e confraternização.

Durante a formação:

Reuniões de Prática de Coaching:

São desenvolvidas como práticas de sessões de coaching, entre os seminários 3 e 6, pelos participantes, em grupos de 3 ou 4 pessoas. Cada participante atuará no papel de coach, coachee e observador.

Ao final apresentarão um resumo de cada sessão a seu Coach.

Coaching Individual:

Cada participante contará com a assistência de um coach, com quem interatuará ao longo do Programa. e com o qual realizará as quatro sessões individuais nas quais se trabalharão temas trazidos pelo próprio participante em relação ao seu “processo pessoal” de aprendizagem do papel de Coach. Esta prática tem como objetivo facilitar uma aprendizagem didática desde o papel de Coachee.

Grupo de estudo e Práticas:

Constituído por participantes de um mesmo grupo de supervisão, até no máximo de 5 pessoas. Este grupo se reunirá em um espaço eleito pelo grupo para compartilhar as experiências de aprendizagem, além da interação sobre conteúdo e compreensão das leituras sugeridas e das dúvidas conceituais para compartilhar com seu Coach. tarefas a serem realizadas individualmente. O objetivo principal é o compartilhar de experiências e reflexões.

Leitura de Bibliografia Obrigatória e Recomendada:

Os participantes receberão a indicação de bibliografia para leitura obrigatória relacionada com os temas desenvolvidos para serem efetuadas entre os seminários.

Carga horária do programa:

Horas presenciais: seminários e coaching pessoal – 124 horas

Horas trabalhos em grupo, horas estudo, tarefas – 106 horas

Total de horas 230 (duzentos e trinta horas)

CERTIFICAÇÃO

O participante que cumprir plenamente com os requisitos formais da Formação receberá um certificado que acredite sua participação no Programa de Formação.

Aqueles participantes que além dos requisitos formais evidenciarem comprovada competência no manejo das distinções ontológicas e habilidades para conduzir processos de coaching receberão sua certificação como COACH EXECUTIVO ORGANIZACIONAL, outorgado pela Leading Group, programa com reconhecimento internacional validado pela ICF como ACTP.

DATAS DE REALIZAÇÃO 

 

23 a 25 de agosto de 2017

25 a 27 de outubro de 2017

13 a 15 de dezembro de 2017 com presença de Leonardo Wolk

22 e 23 de fevereiro de 2018

10 e 11 de maio de 2018 com presença de Leonardo Wolk

26 e 27 de julho de 2018 com presença de Leonardo Wolk

CONTATOS E INFORMAÇÕES

São Paulo e Salvador: bobhirsch@opusinstituto.com.br Fones: 11- 5565-0685 | 11- 98588-7194

OBS: Associados da ICF (International Coaching Federation) terão desconto de 10% sobre quaisquer uma das formas de pagamento. Associados da ABRH-BA, ABRH-MG, CRA-MG terão desconto de 5% sobre quaisquer uma das formas de pagamento.

*Os valores não são cumulativos

MASTER COACH DIRETOR/COORDENADOR: LEONARDO WOLK

Fundador e Diretor de Leading Group, empresa consultora especializada na geração, desenvolvimento e implementação de cursos de treinamento em Coaching Executivo e Organizacional, como também em programas de Liderança Transformacional e Desenvolvimento de Competências Gerenciais para a construção de equipes de alto desempenho.

Máster Coach Diplomado (MCP) pela Associação Argentina de Coaches (AAPC)

Master Coach Profissional (MCC) reconhecido pela ICF

Sócio Honorário de Coaching sem Fronteiras

Obteve sua Licenciatura em Psicologia na Universidade de Buenos Aires e cursou estudos complementares em Pensamento Sistêmico, Coaching Ontológico, Psicodrama, Aprendizagem Organizacional e Técnica e Dinâmica de Grupos entre outros.

Realizou cursos de formação na Argentina e USA, com Fredy Kofman, Rafael Echeverria e Julio Olalla. Seus Programas de Coaching, Liderança e Aprendizagem Organizacional tem sido desenvolvidos na Argentina, USA, Dinamarca, Espanha, Brasil, Itália, México, Peru, Venezuela, Colômbia, Panamá, Chile, Uruguai e Paraguai.

Atendeu as seguintes organizações: Nextel Argentina, Telecom Argentina, Telecom Personal, Páginas Amarillas, Arnet, ACCENTURE, Molinos Río de la Plata, Sociedad Comercial del Plata, BBVA Banco Francés, Bimbo Argentina, Grupo Carvajal (Editorial NORMA, Kapelusz, Alcard), Ferrum-FV, Miniphone, Banco Columbia S.A., DANONE Arg., Pelikan, Robert Bosch Argentina, Garbarino, Glaxo Smith & Kline Laboratorios, Boehringer Ingelheim, Farmacéutica Janssen-Cilag TIM (Telecom Italia Mobile), TIM Perú, TIM Brasil, UOLSinectis, VF Latin America, Red Bull, DirecTV, Instituto FLENI, Supermercados Mayoristas MAKRO, HEWITT Associates, EDS Electronic Data System, La Voz del Interior, Pernod-Ricard Argentina, Covello Propiedades, Star Technology, Banesto Madrid, INDRA de argentina, LENOVO, ArcellorMittal Brasil, Banco Galícia, PWC, LINDE Gas Argentina e Emerson Process Management são algumas das organizações que tem solicitado e contratado seus programas e serviços profissionais.

Como consultor externo, colaborou ativamente na implementação e desenho dos cursos de desenvolvimento gerencial como Head Coach de Leading Learning Communities Inc. na Argentina.

Em sua experiência de Docente tem participado como convidado nos cursos do Organizational Learning Center da Argentina (ITBA) e em UCEMA (Universidad del CEMA); tem atuado como professor em Programas de Pós Graduação em Recursos Humanos, nas disciplinas de Comportamento Organizacional (UCES), Técnica e Dinâmica de Grupos (UBA) e tem sido designado Professor Titular no MBA de Recursos Humanos da Universidad del Salvador (USAL), Disciplina de Negociação. Conferencista convidado pela UPC (Universidad Peruana de Cs.Aplicadas), Universidad de Barcelona, Universidad de Salamanca e pela Universidad Europea de Madrid.

Participou como conferencista e expositor em mais de 280 encontros nacionais e internacionais em temas vinculados à sua especialidade, apresentando trabalhos de sua autoria. Além disso, desde 1988 desenvolve investigações na Argentina e no exterior acerca da teoria e práticas de grupos, liderança, Coaching e trabalho em equipe.

Autor dos livros

1) “Coaching, el arte de soplar brasas”

Gran Aldea Editores – Bs.As., Argentina – 2003 (Em sua 7ª edição figura entre os 10 livros mais vendidos de management en la Argentina y 1º en publicaciones sobre el tema)

(Coaching, a arte de soprar brasas – Qualitymark Editora – Brasil – 2008)

2) “Coaching, el arte de soplar brasas, EN ACCIÓN” 1ª edición – 2007 (2ª edición 2008)

Gran Aldea Editores – Bs.As., Argentina

(Coaching, a arte de soprar brasas em Ação – Qualitymark Editora – Brasil – 2010)

3) Coaching para Coaches – Teoria e Prática da Supervisão – Gran Aldea Editores – Bs.As., Argentina – 1 edición – 2013

COACH SUPERVISOR e FACILITADOR: ROBERTO HIRSCH wow (Bob Hirsch RR)

Owner, Consultor em Desenvolvimento Humano e Organizacional, Coach e Psicoterapeuta do Instituto OPUS.

Mestre em Psicologia da Saúde e do Trabalho, Universidade São Marcos.

Psicologia pela UFMG , Especializações em Administração de Recursos Humanos (Fundação Getúlio Vargas), Criatividade (Creative Education Foundation – Universidade de Buffalo-NY-USA) , Psicodrama Pedagógico (Role-Playing-SP), Dinâmica dos Grupos (SBDG–Sociedade Brasileira da Dinâmica dos Grupos), Consultoria Sistêmica Empresarial, Coaching e Constelações Organizacionais pela Hoffmann & Partners Alemanha / Brasil.

Formação em Coaching Executivo Organizacional com fundamentação Ontológica, no Brasil, pela Leading Group da Argentina, programa validado como ACTP pela ICF – International Coaching Federation; Formação em Coach e Máster Coach, pela Lambent do Brasil e reconhecido pela ICC – International Coaching Community. Supervisor e Facilitador da Formação Internacional em Coaching Executivo Organizacional com fundamentação Ontológica, no Brasil, programa reconhecido internacionalmente pela ICF.

Mentor Coach reconhecido e credenciado pela Goldvarg Consulting Group, conforme padrão ICF .

Coach Profissional (PCC) reconhecido pela ICF

Membro Fundador e Vice Presidente do Capítulo ICF- Bahia

Coach Executivo de gestores, equipes e profissionais em diversas organizações na América Latina, além de Coach de Carreira para jovens e estudantes.

Professor do MBA e Pós Graduação da ESPM, FGV/SP e FIA/USP, nas disciplinas Fator Humano, Gestão de Mudanças, Gestão por Competências, Comunicação Interpessoal, Liderança e Team Work, Coaching e Liderança, Cultura e Comportamento Organizacional, Marketing Esportivo, Negociação, Inovação e Criatividade, Técnicas de Apresentação, Entrevista Comportamental e A Arte do Feedback.

Facilitador em CRIATÉGIA – Criatividade e Estratégia (Creative Problem Solving), junto ao ILACE – Instituto Latino Americano de Criatividade e Estratégia.

Experiência nas áreas de Recursos Humanos e Organizacional, atuou em funções Gerenciais em empresas nacionais e multinacionais.

Conferencista e Facilitador em Congressos, Encontros e Seminários em todos os Estados brasileiros e países da América Latina.

Co autor dos livros

Manual de Completo de Coaching” – Editora Ser Mais – São Paulo – 2011

Ser + em Gestão de Pessoas” e “Ser + em Gestão do Tempo e Produtividade” – Editora Ser Mais – São Paulo – 2011

Manual das Múltiplas Inteligências – Editora Ser Mais – 2012

Coordenador e Co-autor do livro “Ser + com Saúde Emocional” – Editora Ser Mais – São Paulo – 2012

Coaching & Mentoring – Foco na Excelência – Editora Ser Mais – São Paulo – 2013